Flisol 2017

Construa seu próprio Add-on WebExtension para Firefox – Flisol 2017 Jaboticabal

Flisol 2017

No último final de semana (08/04) aconteceu o Flisol (Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre) pela primeira vez na cidade de Jaboticabal.

O evento foi realizado no Colégio Técnico Agrícola na FCAV UNESP Jaboticabal e contou com a participação de 25 pessoas durante todo o sábado. Foram realizados dois workshops durante o evento, mas vou focar aqui na atividade da Mozilla que realizei com os participantes. Agradeço o apoio do Geraldo Barros na configuração do evento no portal dos Reps e na solicitação de Swag para os participantes (pessoal sempre gosta de ganhar alguns brindes!)

Preparação

Alguns dias antes do Workshop iniciei a preparação do material para ajudar a conduzir a atividade. Boa parte do que era necessário está na página da atividade no site do Mozilla Activate. Além desse material o André Garzia fez a tradução de uma página bastante útil para o Workshop e um fork do repositório de exemplos. Que agora está também no Github do JabukaMoz. #Mozlove para todos que ajudaram nessa etapa direta ou indiretamente 😀

Realização do Workshop

A atividade iniciou com uma apresentação sobre WebExtensions Add-ons e a demonstração de alguns exemplos, inclusive um criado apenas para a atividade que realizava a troca de textos ao acessar alguns sites.

Como o público tinha os mais variados níveis de conhecimento de Javascript o Workshop acabou fluindo mais para alguns mais experientes e os mais iniciantes ficaram modificando exemplos existentes ou fazendo alterações mais simples. O importante aqui é que todos conseguiram montar ao menos 1 Add-on por mais simples que fosse. Contei com a ajuda de alguns participantes para ajudar os iniciantes nas dúvidas básicas de JS e garantir que todo mundo conseguisse construir algo.

Resultados

  • Participaram da atividade 25 pessoas ao longo do dia;
  • Foram criados 25 Add-ons, desses 25 criados 1 deles teve interesse em conhecer o processo de publicação de um Add-on;
  • 100% dos participantes receberam um e-mail com um link para a pesquisa de satisfação e com os links apresentados durante o Workshop.

Esperamos realizar mais atividades nos próximos meses e quem sabe ampliar o número de interessados em publicar os Add-ons criados durante o Workshop.

Quero agradecer a todos mais uma vez que contribuíram para a realização do evento e o sucesso do Workshop!

Felipe on GithubFelipe on LinkedinFelipe on TwitterFelipe on Youtube
Felipe
Professor e Desenvolvedor Web
Mozillian, Fundador do Blog Hardcódigo, Professor, Desenvolvedor Web, apaixonado pela esposa, adorador de café, Gamer e Youtuber nas horas vagas.

Publicado por

Felipe

Mozillian, Fundador do Blog Hardcódigo, Professor, Desenvolvedor Web, apaixonado pela esposa, adorador de café, Gamer e Youtuber nas horas vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *